segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Papa Francisco, Fratelli Tutti, 1.

 


Paulinas Editora, 2020


O Papa Francisco, com a sua Carta Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social, Fratelli Tutti, assinada a 3 de Outubro de 2020, desafia-nos a tod@s a refletir sobre a nossa humanidade comum e a encontrar, em conjunto, novas vias para a tornar mais real.


(5)

1. «FRATELLI TUTTI»: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor a Evangelho. Destes conselhos, quero destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, «o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si». Com poucas e simples palavras, explicou o essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita.

Este desafio da fraternidade penso que é dirigido, primordialmente, a nós que estamos em maior posição de poder e com mais recursos, relativamente àqueles que estão mais destituídos de ambos.

Porém, temos que estar atentos para não cedermos à ilusão de, irrealisticamente, atribuirmos aos destituídos riquezas, benefícios e poder que eles realmente não têm – notemos, por exemplo, a forma como muitas pessoas julgam erradamente a globalidade dos ciganos.

No sentido contrário, dos fracos para os fortes, será mais questionável e teremos de ter mais cuidado: deverei amar quem me agride, me oprime, me explora e me subjuga?

O Mahatma Gandhi responderia claramente que sim, mas (atenção!) com o dever rigoroso de esse amor incluir tanto uma vontade inflexível, como uma ação sem desvios, direcionadas a ajudar o outro a alcançar o melhor de si mesmo (levando a que, assim, ele pare de fazer mal).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Julian Barnes – O Papagaio de Flaubert

  Quetzal, 2019 Julian Barnes é o mais continental dos escritores anglo-saxónicos. Entre outras coisas, vê-se isso pelo fascínio que ele dem...